sexta-feira, 15 de julho de 2011

O outro lado do muro.

Durante todo o processo da minha gravidez tentei ao máximo aprender coisas novas e até ser flexível em outras que até pouco tempo atrás eu defenderia com unhas e dentes.
Meu lado controlador se descontrolou, pois quem já passou ou está passando por uma gravidez sabe que tudo, exatamente tudo foge do seu controle.
Estou tendo uma gravidez super saudável ( palavras do meu médico) apesar de ser altamente preocupada com qualquer coisa que eu ache que não está indo bem.
Umas das principais situações que me fizeram repensar sobre todo o processo de ser flexível e aceitar as coisas que antes eu jamais faria, foi sobre o parto.
Durante toda minha gestação eu sonhei com o parto normal, inclusive as dores da contração e tentar realizá-lo sem anestesia. Parecia fraqueza pensar em outra situação.
Porém, como já falei a minha bonequinha linda, sentou, e além de sentar levantou as perninhas! IMPOSSÍVEL parto normal. Cheguei a procurar as doulas, cheguei a pesquisar maneiras de fazê-la mudar... mais finalmente pude entender que nesse momento eu precisava me render e saber que quem controla todas as coisas é o nosso Bom Mestre e é Ele quem conduz as nossas vidas. Em tudo, até mesmo na hora do parto.
Lá se vai alguns dias para absorver tamanha perda ( isso mesmo). Isso para mim significaria uma perda e como todas as outras houve sofrimento. Mas também junto com isso houve muita dose de compreensão e solidariedade com outras mãezinhas que por alguma razão não tiveram e não terão o parto normal. Estamos vivendo um momento de muita pressão com as mães. E duas pressões envolvem os seguintes temas: Parto normal e Aleitamento exclusivo.
E você mamãe que não conseguiu ter um parto "normal" quer dizer vaginal, porque até onde eu me lembro parto cesárea também me parece normal, se sentirão menos mulher e menos mãe por não ter sentido todas as contrações e outras coisitas a mais esperando seu filhote nascer?????
E você mamãe que não conseguiu alimentar sua cria até os 6 ms exclusivamente, por "n" motivos... pressão alta, depressão, cansaço extremo, separação ou simplesmente emocionalmente não conseguiu.. por acaso essas mãezinhas terão que carregar essa culpa por muito tempo??? Será que seus filhos sofrerão problemas de saúde porque essa mãe não conseguiu ficar 24h de prontidão para alimentar seu neném, e mesmo ficando ele ainda berrava de fome????

Estou muito pensativa sobre as coisas que eu tenho lido e ouvido. Tentando discernir e tentado absorver o que será melhor para nossa família.

Sobre o parto, já está definido a data e horário. Se tudo correr bem, ela nascerá dia 25 de julho as 7h da matina. Estaremos indo para 40 semanas.

Sobre amamentação eu desejo conseguir amamentar no seio materno até os 6 meses exclusivamente. Mais ainda não cheguei nessa etapa. E se eu não conseguir.. Quero me livrar dessa pressão violenta e não sentir tanta culpa.

Segue um reportagem interessante sobre amamentação.

2 comentários:

Keren disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Keren disse...

Está chegando a hora amiga, vai passar voando, e que você guarde em seu coração a lembrança de seus últimos dias antes da Mariana chegar a esse mundo louco. Tenta aproveitar bem, contendo a ansiedade, para que você esteja bem para o dia 25.

O Bom Mestre está a lhe guiar... Confia e descansa Nele!

Amo-lhes

16 de julho de 20