terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cama compartilhada, colo e muito mimo

Sim.. fui adepta da cama compartilhada por 2 meses e confesso que quem mais ganhou nesse processo fui eu. Sei que para a Mariana foi uma delícia dormir sentindo cheirinho da mamãe, brincando com o papai e acordar do nosso ladinho. Mais para mim foi uma experiência encantadora da maternidade. Não precisar me separar da minha filha na hora de dormir fez a minha preocupação cair muitoo e tive muitas noites ótimas de sono. Acordava disposta e podia dar conta da minha princesa.
No início do segundo mês, quando minha ajudadora ( mãe) foi embora, tive que me virar nos 30 para dar conta da nossa bebezinha. Nesse período da nossa adaptação ela exigiu muito do meu físico e psicológico. Quis colo durante muitas vezes ao dia e perdi as contas de quantas vezes ela dormiu a noite toda em cima de mim, no meu peito. Ouvi muitos comentários que eu estava mimando ela, que ela iria me dominar, que o choro era de manha e etc... Resolvi não ouvir ninguém e sim a voz que fala dentro de mim.. a voz de mãe. Aquela mulher que sabe o que é melhor para o seu bebê.
Fiquei ausente durante 1 mês direto. Tive problemas até para me alimentar, pois Mariana queria ficar comigo 24h e com um sono muito leve, eu não tinha tempo nem nas sonecas diurnas dela. A única coisa que foi espetacular, foi que ela já dormia a noite toda, o que me ajudava a repor todas as energias que eram gastas durante o dia.
Fiquei sem atender telefones, responder e-mails, sem ir ao banheiro muitas vezes, fiquei literalmente ausente.
Masss... acreditei que estava fazendo o melhor e que isso fazia parte da adaptação da pequena.
Passados exatos 2ms e 1 semana Mariana deu um boommm no crescimento e se mostrava mais madura, mais adaptada ao nosso mundo.
Começou a se acostumar no carrinho, já dormia mais tempo durante o dia, ficava mais tempo acordada sem chorar, continuava dormindo a noite inteira, acordava as 4 ou 5h da manhã só para mamar e voltava a dormir até as 9h. ( variava um pouco esse horário).
E comecei a ver que estava dando certo agir conforme eu - mãe achava que era certo.
Hoje com quase 4 meses Mariana é uma bebê muito calminha. Quase não chora, vai com todo mundo, brinca bastante, é simpática e há mais ou menos 4 dias está dormindo num bercinho ao lado da minha cama. E confesso que quando passei ela para o bercinho achei que ia ser uma noite muito turbulenta, visto que ela havia passado dois meses dormindo na minha cama. Que nada.. só precisei dar o peito, ela dormiu e ficou a noite inteira tranquila no berço. E quem sofreu fui eu. Não preguei o olho... fiquei com saudades de dormir com aquele cheiro gostoso bem do meu ladinho, aqueles dedinhos apertando os meus... e assim estou me acostumando a dormir separada dela e confesso que estou sofrendo bastante.
Mariana quase não fica no colo, dorme sozinha, só precisa de umas musiquinhas e as vezes nem isso. Por opção dela, sem precisar deixá-la chorando, fazer terrorismo e muito menos deixá-la sozinha. Poucas vezes Mariana acordou e não viu ninguém. Fiz o possível pra sempre que ela acordasse estivesse eu ou o Bruno lá com ela, para não se sentir perdida. E hoje estou muito orgulhosa de mim, por ter vencido as culpas e os conselhos alheios e principalmente os livros que são um verdadeiro ataque ao instinto materno.
Estou feliz com a minha evolução como mãe e sou grata a Deus porque sei que é Ele que dá a direção para nós mães fazermos o que é certo.
Ainda preciso aprender muito, mais farei o possível para que a minha neném se sinta amada e segura no meio onde ela vive.
Darei colo quando preciso, darei carinho, não deixarei ela chorando num berço com medo dela fazer manha, e sempre que ela precisar de mim, estarei ao seu lado cuidando e dando o melhor pra ela.

Minha filha você me ensinou o que é o Amor e tudo que eu fizer será pequeno para demonstrar o tamanho do amor que sinto por você.

Obrigada meu Deus pelo seu cuidado com a nossa Família.

4 comentários:

Ana disse...

Lua sempre soube que vc era uma mãe nata! Parabéns mamãe e filhota!

Vi disse...

Meu nome é Vivian, leio seu blog já faz um bom tempo e faz quase 2 meses que tive meu Enzo. Somente agora que as coisas estão um pouco mais tranquilas (um pouquinho) e eu me dei conta de que não reconheci a criatura que está habitando meu corpo, no entanto a partir de hoje tracei um plano alimentar e de exercícios para recuperar meu corpo e minha auto estima! Convido você para seguir meu dia-a-dia em busca disso e de quebra vou contando sobre o desenvolvimento de meu Enzo!

Bjaooo e conto contigo!

Vi

Leka disse...

amiiiga, amei o seu post. Pq é justamente assim que eu penso... mas até chegar nesse pensamento me culpei algumas vezes por conta das coisas que lia nos livros, pelo medo que ficava em contrariar os conselhos dos mais "experientes".
Mas qd me libertei disso, nossa como melhorou minha relação mãe e filha (sim pq no segundo a gente já pegou a manha e se vira beeem melhor). Legal pegar algumas dicas dos livros e de outras pessoas mas só a gente mesmo sabe como é dentro de casa, a relação pais e filhos...o que vai se adaptar melhor ao nosso lar. E cada dia a gente aprende mais.Nossos filhos nos ensinam MUITO! E nos surpreendem..assim como a Mari fez com vc, dormindo direitinho no bercinho dela.
Deus te abençoe. beijokas

Gleicy Martiniano disse...

Concordo com vc. Nunca deuxeu de dar carinho e aproveitar cada instante com minha pequena. Faço aquilo que meu instinto diz, após instantes de orações!
Fica na paz!