terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Lado oculto da maternidade

Só quem é mãe que vai entender a natureza desse post.
Só quem descobriu que a perfeição não faz parte da maternidade vai entender o que vou escrever.

Quando você planeja ser mãe, você planeja ser perfeita para seu filho, você visualiza um modelo estereotipado de uma mãe sempre arrumada e bonita, sempre atenta, cuidadosa, calma e paciente.

Daí você engravida, descobre que precisa ser saudável e comer bem para cuidar do novo ser que está dentro de você. Mas como assim? e meus sanduíches, batata frita, refrigerantes e todas aquelas guloseimas , eu não posso mais comer? Você começa a se olhar no espelho e ver algo mudando no seu corpo, uma barriga crescendo, tirando o formato do seu esbelto corpo, te deixando uma bola, sem cintura, te fazendo andar com aquelas roupas frouxas para no mínimo ter algum conforto. E para dormir, depois de horas tentando uma posição, quando você encontra, uma vontade enorme de ir ao banheiro pra fazer um mísero xixi, em conta gotas... é pra acabar. Depois de quase 40 semanas nesse estado pouco confortável, você se depara com o maior dilema de todos. O Parto. Daí você lê trilhões de coisas a respeito, resolve esperar a vontade do bebê de nascer e pronto você é mãe.
Chega no seu quarto aquele ser prontinho, seu filho mais sonhado e planejado, e você se vê ali, sendo mãe. Sem aula, sem direito de estágio, sem noção de qualquer coisa, você leva seu bebê pra casa. Agora você tem uma pessoa que dependerá exclusivamente de você. Sua saude, bem estar geral, sua sobrevivência vai depender dessa mãe, que nessas alturas já deve estar no banheiro, no único minuto que ela tem para tomar banho antes do bebê chorar, ela está lá, chorando, triste, confusa , sem saber porque está nesse estado e ainda se recuperando da cesárea porque o neném optou por sentar impedindo o tão sonhado parto natural.
No primeiro mês a situação é Tão surreal, que você dorme e acorda sem ter noção de horas, de tempo, dia, noite, almoço , jantar.
E ainda pra piorar um pouco o caos, você tem dificuldade para amamentar, seu bico é plano, o peito tá muito grande e o bebê não consegue sugar. E aquele momento de harmonia, paz e tranquilidade da amamentação, vira um pesadelo, que você só espera que acabe pra tentar recuperar um pouco da dor e para tentar tirar um cochilo para a próxima mamada.
E além de todo esse processo, você é casada e tem um marido e uma casa para cuidar. UFA só de lembrar desse período de adaptação eu já me canso.

No meu caso o caos durou exatos 2 meses e 1 semana. Eu não tinha paciência nem para atender telefone.

Daí você chega aos 6 meses... Sobrevivi!!!

Mesmo com o corpo ainda sem voltar ao normal, mesmo sem poder usar aquela velha e linda calça jeans, mesmo que agora sua opção seja usar um maiô bonito para esconder aquelas lindas listras brancas e bolinhas que apareceram no seu corpo... Mesmo sem tempo para ir ao salão de beleza, mesmo sem tempo de ir ao cinema, de tomar um banho de 1h, de ir ao shopping com as amigas e mesmo que você não desfrute mais da sua ex vida confortável... você chega a noite para dormir e agradece a DEus pelo maior presente que Ele te deu. Seu bebê. Com saúde, perfeito e que está logo ali, há alguns passos de você...

Eu não resisto... sempre que estou muito exaustas..vou até o quarto dela, dou um abraço, beijo e digo: Muito Obrigada DEus !!!!

O que eu posso falar sobre o lado negro / oculto da maternidade??? É que valeu a pena!!!

7 Meses desse presente imerecido. 7 meses desfrutando de um amor sem igual. 7 meses de você nas nossas vidas minha filha! Mamãe nasceu pra ser sua mãe!!

1 comentários:

Leka disse...

Isso mesmo amiga... o primeiro mês pra mim foi o mais sinistro. Eu parecia um zumbi...hihihih
Mas depois a gente vai se acostumando e tentando tirar de letra... o negócio é q a gente faz planos e o serzinho tem vontade própria e quer fazer td diferente do que a gente planeja...
Mas é pedindo um Help do Senhor que eu vou seguindo em frente, educar é complicado mas o amor que recebemos é uma maravilha. beijokas